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sexta-feira, 23 de novembro de 2018

China apresenta novos foguetes e nave espacial para missões tripuladas



Lançadores poderão enviar 70 e 140 ton para órbita baixa. País tem intenção de realizar missões tripuladas à lua.
A China revelou um veículo de lançamento de cargas pesadas que está desenvolvendo para transportar uma espaçonave tripulada de próxima geração e realizar missões tripuladas além da órbita baixa da Terra (LEO), informou o site Space News.
Um modelo do design conceitual do veículo de lançamento ainda sem nome foi exibido na semana passada na 12ª Exposição Internacional Aeroespacial e de Aviação da China, em Zhuhai, no sul do país – que também contou com um modelo em tamanho real do módulo central da futura estação espacial chinesa.
Os planos de veículos de lançamento estão sendo desenvolvidos pela Academia de Tecnologia de Veículos de Lançamento da China (CALT), sob a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), a principal empreiteira do programa espacial chinês.
Hu Xiaojun, pesquisador da CALT, disse à imprensa no evento que o novo veículo de lançamento é destinado a futuras missões de tripulações espaciais usando a espaçonave tripulada de próxima geração da China, incluindo missões lunares.
Com 90 metros, o novo lançador de 2.000 toneladas será quase duas vezes maior do que o foguete mais potente da China atualmente, o Longa Marcha 5, com o mesmo diâmetro de 5 metros. Ele será projetado para enviar 25 toneladas para injeção trans-lunar e 70 toneladas para a LEO.
Conceitos para missões espaciais futuras também foram apresentados em uma conferência sobre coo espacial tripulado em Xi’an, no norte da China, no final de outubro. A partir dos slides apresentados durante as palestras, os projetos conceituais dos veículos lançadores mostram motores agrupados que lembram mais o Falcon 9, da SpaceX, do que o típico Longa Marcha.
Os estudos de viabilidade começaram em 2016 e o ​​novo lançador adotará novos métodos de projeto e reusabilidade, com o trabalho nas tecnologias chave agora em andamento. Ele contará com um sistema de escape como o usado pelo Longa Marcha 2F, atualmente usado para enviar os taikonautas (viajantes espaciais chineses) ao espaço.
Planos  Embora aparentemente nos estágios iniciais e com a próxima estação espacial exigindo atenção e recursos, os projetos sinalizam uma clara intenção de desenvolver capacidades para voos espaciais tripulados além da LEO.
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Novos conceitos chineses para missões espaciais tripuladas apresentados em Xi’an, em outubro de 2018 (Wanyzhh)
“O desenvolvimento de conceitos de veículos de lançamento dentro da indústria espacial da China é uma indicação clara de que há um pensamento sério na China sobre a exploração tripulada da lua”, disse John Horack, presidente da Cadeira Neil Armstrong de Política Aeroespacial na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.
“Os chineses, como o resto do mundo, vêem a lua e seus arredores como um próximo lugar além da LEO para os humanos explorarem e são sérios sobre investigar os requisitos técnicos e os obstáculos para alcançar o retorno dos humanos à Lua.”
Um modelo em escala da cápsula de retorno para a espaçonave tripulada de próxima geração, que será parcialmente reutilizável e sucederá a nave espacial Shenzhou de três módulos, também estava na feira em Zhuhai.
A espaçonave, composta por um módulo de serviço e uma cápsula de retorno, terá um teste de vôo não tripulado no ano que vem. Duas versões – uma de 14 e outra de 20 toneladas para missões lunares – estão sendo desenvolvidas.
Tanto a nova espaçonave quanto o novo lançador com suas capacidades de reutilização deverão substituir a Shenzhou e o Longa Marcha 2F em missões de órbita baixa, bem como colocar a Lua ao alcance.
Model of the next-generation return capsule exhibited at Zhuhai Airshow 2018. Credit: CAST
Modelo da cápsula de retorno da espaçonave de próxima geração exibido em Zhuhai em novembro de 2018 (CAST)
A China também está nos estágios iniciais de desenvolvimento de um veículo de lançamento superpesado, o Longa Marcha 9, capaz de levar 140 toneladas para a LEO, 50 toneladas para a órbita de trânferência Terra-Lua e 44 toneladas para a órbita de transferência Terra-Marte.
O foguete, da classe do Saturno V, das missões Apolo, serviria para o lançamento de infraestrutura para missões lunares e outras missões espaciais – com autoridades chinesas dando 2028 como ano do vôo de teste, com um primeiro uso declarado como uma missão de retorno de amostras de Marte.
“O que esses projetos e trabalhos técnicos não revelam, pelo menos por eles mesmos, é um sólido cronograma de desenvolvimento, compromisso de financiamento firme, disponibilidade confiável de infraestrutura e clara vontade política de ir à Lua, especialmente como um esforço que seria apenas uma empresa dos chineses”, comentou Horack.
“A China tem seu próprio conjunto de competições internas para financiamento, seus próprios debates internos sobre a melhor forma de proceder, sua própria versão única do sentimento público, forte competição dentro do setor aeroespacial entre as organizações e muito mais. Todos podem ser acentuadamente diferentes dos que vivenciamos nos Estados Unidos, mas ocorrem. E eles fatoram significativamente na trajetória futura de qualquer coisa que os chineses possam fazer no espaço.”
A slide illustrating China’s next-generation crewed spacecraft presented at a human spaceflight conference in Xi’an in October 2018. Credit: Wanyzhh
Slide mostrando espaçonave tripulada apresentado em Xi’an em outubro de 2018 (Wanyzhh)
É provável que os planos da China evoluam conforme o progresso seja feito e os desafios apareçam, sejam eles técnicos, políticos ou de outra natureza. No entanto, o destino pretendido parece claro.

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