Pop up my Cbox

sábado, 10 de agosto de 2024

Qual seria o motivo pelo qual Deus criou tantos outros planetas, que até agora parecem inabitáveis? E por que a bíblia não os menciona?

 Eu já vi todo o tipo de ginástica mental pra responder a esta pergunta, algumas das quais eu gosto.

A explicação mais honesta que eu já vi é a seguinte: isso (a intenção de Deus ao criar o universo) é um mistério que não nos cabe saber, e isso só não está na Bíblia porque é algo irrelevante para a sua mensagem principal. Inclusive, se você quer ser honesto a respeito de qualquer coisa estranha da Bíblia sem perder a sua fé, é só chamar de mistério e seguir com a sua vida.

Uma outra explicação, que eu pensei num dia aleatório dentro do trem, é que Deus criou os outros objetos do universo somente para manter a Terra no lugar em que está, fazendo o que deveria fazer. Por exemplo, é como se a Terra (e o seu movimento, a vida, e tudo mais) fosse a esfera vermelha; enquanto o restante do universo são os outros objetos (a prancha, a pirâmide e a esfera branca) na imagem abaixo:

Se você tirasse Júpiter, por exemplo, a Terra não seria o que é. Da mesma forma, pode ser que a Terra não seria o que é, se algum planeta da outra extremidade da galáxia não estivesse lá. Até mesmo o objeto mais inútil, tipo um pedaço de rocha aleatório a bilhões de anos-luz de distância, pode ser que seja o resultado de uma colisão entre planetas há bilhões de anos, que foi essencial para que a Terra pudesse ser o que é hoje. Ou seja, pode não ser fácil explicar a utilidade de cada objeto, mas é possível que todos sejam necessários somente para que a Terra permaneça onde está.

Eu acredito nisso? É claro que não; mas achei que pudesse ser uma explicação legal, caso alguém perguntasse. Esse é um exemplo de explicação muito comum em discussões religiosas: uma afirmação não-testável. Você não consegue desprovar o que eu disse, da mesma forma que não consegue provar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário